O que me motivou a criar o Music Box, foi a canção Ashes To Ashes do David Bowie, pois esses dias pesquisando não estava conseguindo encontrar a música que através dela conheci ele. Até pesquisar melhor e... encontrar!!!
David Bowie
O clipe sempre era bem reprisado na MTV Brasil (1990-2013) no MTV Lab, só não lembro em qual era mais exibido se era no Lab Clássicos ou no Lab Cult Trash, porém acho que se enquadra mais no cult trash e também pelo fato de sempre ter acompanhado mais esse último.
Então, eu tenho alguns amigos que curtem o trabalho do Bowie e sempre perguntava pra eles: ''Tu conhece aquela canção que tem o clipe com o Bowie e umas pessoas que estão na praia, algo assim, lembra?'' (Coisa de gente esquecida) hahaha
Pesquisando consegui encontrar e entender a importância desse clipe para a indústria da música, quer saber também? Vamos lá...
“Ashes to Ashes” é um dos videoclipes que melhor representa o estilo New Romantic dos anos 80.
Dirigido pelo próprio Bowie e David Mallet, teve o custo de 250.000, sendo o videoclipe mais caro da época, mas digamos que foi um dinheiro bem gasto, já que o trabalho ficou uma obra prima.
O visual do clipe foi o rompimento do Bowie com os anos 70, que a partir desse single incorporou mais o movimento New Romantic em seus discos e videoclipes.
“Ashes to Ashes” foi revolucionário, a letra traz de volta o personagem “Major Tom”, o famoso herói do espaço lá no final dos anos 60, que agora é mostrado como um viciado e tudo não passou de um mundinho de aparências, Major Tom nunca foi aquele exemplo a ser seguido.
O interessante é que Bowie reuniu no clipe algumas pessoas de destaque da cena londrina, pessoas extremamentes ligadas ao movimento New Romantic, entre elas Steve Strange (1959-2015), vocalista do Visage, que aparece no vídeo caracterizado de forma única e inconfundível. Fazendo um pararelo, pra quem não sabe Steve Strange era hostess de uma famosa casa noturna em Londres e em uma certa noite, David Bowie levou seu amigo Mick Jagger, mas Jagger foi barrado na porta por Steve Strange, ele disse que Bowie poderia entrar, era um homem de classe e elegante, sabia se vestir e Mick Jagger era hiponga e não entraria de jeito nenhum.
Ousado e impactante, as cenas variam muito mostrando Bowie vestido de Pierrot passeando na praia e também em um cela de hospício acolchoada.
Uma curiosidade que foi desvendada muitos anos depois, a senhora que aparece aconselhando Bowie enquanto caminham pelas areias da praia no finalzinho (uma referencia à letra, que diz que sua mãe pede pra fazer as coisas do jeito certo), NÃO se trata da mãe do Bowie, como muitos pensavam, e sim uma atriz que foi contratada para o papel.
Um videoclipe que inspirou e encorajou tantos outros nos anos 80 abre nosso Music Box:
"I'm happy, hope you're happy too''
0 comentários:
Postar um comentário