É com grande tristeza que faço esse post aqui no blog, registro meu adeus a revista Mundo Estranho, publicada pela Editora Abril. Há alguns dias, a Editora Abril encerrou várias publicações devido a uma crise, entre essas publicações estava a ME (Mundo Estranho). A revista que era especialista em curiosidades científicas e culturais, publicada pela Abril desde agosto de 2001. Uma parte da minha infância e adolescência também vai embora. Cresci lendo a ME, pois meus pais fizeram a assinatura por alguns anos. Por isso sinto profundamente o encerramento dela, pois de uma certa forma ela contribuiu com meu desenvolvimento ao decorrer dos anos.
A Mundo Estranho instigou o adolescente que buscava conhecimento geral, tornando-se uma ponte entre as revistas infantis e as adultas. Com uma leitura rápida, clara e objetiva, tratando assuntos complexos de maneira simples e divertida. Foi a primeira e única revista mensal do Brasil voltada para O GAROTO de 13 a 18 anos (orgulho de ter feito parte). Seu conteúdo foi apresentado de foma simples, em perguntas e respostas, do jeito que nós leitores gostamos. E foi também a revista que melhor usou infográficos no Brasil – linguagem que pode ser usada também pelo anunciante. Além de ter tido um ambiente editorial jovem e descontraído.
Não é novidade alguma que o setor impresso está em declínio há anos. Acredito que o diferencial para sair da crise nesse setor seria se reinventar, coisa que a Editora Abril não fez. Ao redor do mundo acontece o mesmo, grandes publicações estão deixando as bancas e saindo de cena, como a revista Interview, lançada por Andy Warhol em 1969. Algumas ainda conseguem sobreviver em versão digital, porém sem a mesma magia de outrora.
Algumas das edições da revista Mundo Estranho |
Acho que li de tudo um pouco na ME, curiosidades de modo geral, histórias curiosas e até umas pra lá de macabras e até um livrinho que veio junto com uma edição que eles ensinavam sobre sexo passo a passo (vocês lembram disso?). Bom, a revista de uma certa forma me ajudou muito no período escolar. Meu modo de escrever, no desenvolvimento do meu senso crítico, objetividade e claro... tudo isso ligado a diversão, mas com aprendizados. Quero agradecer a todos os envolvidos na construção da revista. Vocês tiveram um papel muito importante na minha formação, no conhecimento adquirido e até mesmo pelo meu interesse pelas coisas, pelas minhas curiosidades de onde surgiu isso ou aquilo. Obrigado por tudo! #RipMundoEstranho
Uma pena mesmo. A revista trazia curiosidades interessantíssimas e infográficos muito legais. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirJovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Estamos de volta do hiatus!
Até mais, Emerson Garcia
A crise das publicações em papel.
ResponderExcluirVai ser sempre assim doravante.
E cada vez mais.
Aquele abraço
Olá, Walter!
ResponderExcluirComo você está? Eu vou indo, obrigada!
É a crise do papel, dando lugar à internet, onde podes encontrar de tudo, contudo eu prefiro ler um livro em papel, tocar nele, enfim, o colocar na estante e o ver todos os dias.
Pois é, esse tipo de revistas têm sempre mto interesse, qdo somos crianças e adolescentes, sobretudo para o sexo masculino, mais dado à ciência e à descoberta. A menina se liga mais na roupa, nos cabelos etc. mas é assim mesmo. É genético.
Pena que findou e julgo k não haverá substituição possível.
Beijos e bom feriado. Aí, julgo k é tb feriado.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirPoxa! Uma pena msm!
Me lembro dessa revista! Nunca fui assinante mas era muito interessante msm.
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Ai meu coração! Eu estava sabendo sobre o fim da revista ELLE, mas não sobre a ME! Meu coração está chorando, como vc eu sempre lia essa revista (mesmo sendo mulher, até por que acredito que o público da revista não era 100% voltado para os garotos), sou uma pessoa curiosa e eu passava horas lendo a Mundo Estranho.
ResponderExcluirAtualmente eu ainda visito o site da ME, mas não acho que é a mesma coisa de ler a revista fisicamente. Enfim, fico realmente triste pelo fim dela.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Estive lendo esses tempos atrás sobre o fim de algumas revistas da Abril,mais não sabia que a ME estava na lista também.Apesar de eu não ser assinante pude ler alguns exemplares e garanto que a mesma vai fazer falta.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Que tristeza Walter! Não rola nem uma versão virtual da revista? Os fãs amariam, né?
ResponderExcluirEu adorava a revista também. Uma pena ter que acabar assim :/
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
De tanta revista, vão me descontinuar uma das melhores. Só decepção nessa vida...
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Eu acho bem triste que tudo o que é impresso está chegando ao fim, porém é um mal que as próprias pessoas fizeram, então não tem muito o que reclamar.
ResponderExcluirEu por exemplo amo CDs, faço coleção e compro até hoje.
Sinto pelas próximas gerações que não vão viver isso de revistas, jornal...
É uma grande pena! :(
https://heyimwiththeband.blogspot.com/
Olá, Walterlan.
ResponderExcluirLi muito essa revista. É uma pena que com tantas publicações eles resolveram fechar justo uma tão boa quanto essa. Vai deixar saudade.
Prefácio
Fiquei extremamente triste com o fim da Mundo Estranho, a linguagem dela era o que atraia muitos jovens ao mundo das revistas, como estudante de Jornalismo fico bem preocupada com o futuro da nossa profissão no setor impresso.
ResponderExcluirwww.estante450.blogspot.com.br
Fiquei triste e surpreso em saber que a Editora Abril iria fechar algumas de suas revistas, mesmo não consumindo o conteúdo destas revistas, sinto a tristeza de muitos profissionais que presenciaram o fim de uma longa jornada de trabalho.
ResponderExcluirwww.blogdodeivy.com
Também fiquei muito chateada qd recebi da editora o aviso de encerramento da ME... Vai deixar muita saudade... eu era assinante há muito tempo...Que pena! Grande perda!!!
ResponderExcluir