O passado é uma parte do tempo e refere-se a todo e qualquer acontecimento em período de tempo anterior ao presente, sendo objeto da história, que identifica e classifica os eventos verificados. (Wikipédia)
Nossas experiências tenham sido elas, boas ou ruins, foram fundamentais para que nós nos tornássemos a pessoa que somos hoje. Por esse motivo, esquecê-las completamente não é um bom caminho. Precisamos sempre honrar e respeitar nossa história! Da mesma forma, viver em função do que passou é o mesmo que abrir espaço para remoer nossos dramas, retroalimentar nossas crenças limitantes, elementos nocivos e que irão nos impedir de ir além, se desenvolver e ser feliz. Nesse sentido, o ideal é sempre seguir pelo caminho do meio, aquele em que o passado é considerado e respeitado, mas unicamente como fonte de aprendizado e não como correntes eternamente amarradas aos nossos pés.
O passado |
Um ponto que deve ser sempre levado em conta é que o passado propriamente dito e o que você sente em relação a ele são coisas distintas. Isso porque cada pessoa conta uma história da sua história, ou seja, pode ter percepções diferentes acerca de um mesmo fato. Além disso, sentimentos como a culpa, a insegurança e tantos outros podem fazer com que a sua visão se torne tendenciosa, limitando e negativando a interpretação dos acontecimentos e, consequentemente, minando sua capacidade de seguir em frente.
O que dizem por aí...
Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.
William Shakespeare.
Shakespeare sempre sabe o que diz!
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito.
Machado de Assis.
Quando for necessário, permita que seja escrita uma nova história para a sua vida!
A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivia, olhando-se para frente.
Soren Kierkegaard.
Não devemos esquecer dos momentos vividos, mas sim lembrar como lições para seguir com a vida!
Volta teu rosto sempre na direção do SOL, e então, as SOMBRAS ficarão para trás.
Sabedoria Oriental.
Mesmo no meio dos dias mais sombrios, se você prestar atenção verá uma intensa luz: a esperança. Use o seu otimismo como guia e siga para um futuro onde a felicidade ofuscará todas as sombras do teu passado!
A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
John Kennedy.
O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro.
Henry Ford.
Olhando para o passado somos capazes de enxergar todos os nossos erros e, se formos espertos o suficiente, aprender com eles. Assim, as chances de cometer erros semelhantes no futuro são bastante pequenas!
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.
Epicuro.
O filósofo grego já tinha a “receita” certa para encarar o tempo e a vida com sapiência!
O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação.
Simone de Beauvoir.
Você já parou para pensar sobre o que está fazendo da sua vida neste exato momento?
Não se pode planejar o futuro pelo passado.
Edmund Burke.
Não podemos esquecer que o nosso futuro é construído a partir das ações do seu presente e não dos acontecimentos de nosso passado. Mesmo que não possamos voltar atrás e mudar o que aconteceu, sempre é tempo para se dar uma chance de recomeço. Por isso, se você teve qualquer tipo de situação no passado que te fez sofrer, a considere como fonte de experiência e aprendizado para se tornar mais forte e se conhecer cada vez mais. Porém, não utilize essas lembranças como informações para criar estatísticas e descobrir se algo irá ou não dar certo. Não é porque as coisas não aconteceram como gostaria no passado que isso irá se repetir no presente. Cada acontecimento é único porque as pessoas também são únicas, assim como você. Se você mudou, com certeza, as coisas vão mudar também.
O passado, assim como o presente, é parte da nossa história. Cada experiência vivida nos transforma de alguma maneira e, todas, são fragmentos de quem somos hoje. Entretanto, é importante ter cautela para que as memórias não se tornem impedimentos para viver plenamente o seu momento presente na essência. Você não precisa esquecer o passado completamente, basta que o considere para tirar boas lições e continue caminhando, vivendo o hoje e com foco no futuro que deseja construir. Sigamos em frente!
Bacana sua reflexão... Sempre penso que o importante é pensar no presente e nas suas ações do agora, que podem te trazer o melhor (ou o pior, dependendo do que você faz) no futuro.
ResponderExcluirwww.estante450.blogspot.com
Muito interessante a reflexão. Concordo com tudo que foi exposto.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia