O filme narra a história de Robyn, uma jovem mulher que atravessou os desertos do oeste da Austrália com quatro camelos e seu fiel cão. Baseado em uma história real.
O filme ''Uma Jornada Para Toda a Vida'' é baseado na história real da australiana Robyn Davidson. Na década de 1970 ela decidiu que iria atravessar o deserto da Austrália (um dos ambientes naturais mais hostis do planeta) em direção à costa banhada pelo oceano Índico (no oeste do país). Um objetivo e tanto, principalmente pelo desafio de percorrer mais de 1700 milhas sozinha, ao lado de quatro camelos e um cachorro. Ela era jovem, tinha problemas emocionais a superar e seu desafio acabou chamando a atenção da revista National Geographic.
Sua aventura deu origem a um livro chamado "Tracks" (Tradução ''Trilhas'', que por acaso não foi lançado no Brasil) onde a autora contou tudo o que passou nessa jornada. O roteiro do filme é justamente baseado nesse livro, que se tornou best-seller na Austrália. A protagonista é interpretada pela atriz Mia Wasikowska, aqui deixando todo o glamour de lado para dar vida a uma mulher dura, de firmeza inabalável. A atriz fez uma ótima interpretação de Robyn. Suja de areia, com os pés enfiados numa sandália surrada e muito queimada do sol, Mia parece até outra pessoa. Quem a conhece de outros filmes, não a reconhece de cara nesse.
Uma Jornada Para Toda A Vida (Tracks, 2013) |
Nessa história de como Robyn percorreu os 3 mil quilômetros do deserto de Alice Springs, na companhia de seu cão e camelos, tende a extrair o melhor do ser humano em sua capacidade de atingir tudo quanto desejar se conseguir trabalhar a mente em qualquer tipo de situação.
Robyn maltratou o corpo, humilhou-se, rebaixou-se, tudo para atingir a espiritualidade, que, para ela, significava refazer o caminho percorrido pelo seu pai. A diferença de gênero surge como um obstáculo, que se mistura com a descrença daqueles a seu redor que não acreditam que uma garota poderá completar tal feito e as tradições locais que vão contra a ação da garota. Contra isto, e a presença inconveniente do fotógrafo interpretado por Adam Driver, o sentimento de liberdade e de capacidade que apenas aventuras iguais a esta proporcionam.
Assim como no livro, o filme traz a mensagem que sua autora disse em 1977, ela concluiu que ''viagens a camelo não começam ou terminam, elas apenas mudam de forma''. No final do filme ela finalmente chega ao seu destino e celebra isso tomando banho com seus camelos nas belas águas azuis do oceano que banha a Austrália.
Uma Jornada Para Toda A Vida (Tracks, 2013) |
Filmes como esse conseguem ser bem instrutivos, diria até mesmo educacionais. Ao longo de sua história você vai descobrir informações sobre a Austrália que poucas pessoas conhecem. Por exemplo, você sabia que os desertos australianos possuem o maior número de camelos selvagens do planeta? Superam em número até mesmo o Oriente Médio! Esses animais não são naturais da Austrália, eles foram levados para lá no século XVII por uma expedição, depois soltos no meio ambiente. O curioso é que o animal se deu muito bem naquelas pastagens e não apenas se firmou como progrediu no meio dos desertos sem fim. Outra informação bem curiosa é saber que os cangurus são vistos pelos australianos como um apetitoso prato culinário! Os animais inclusive servem de comida para a protagonista durante sua jornada. Então é isso, um bom filme, muito bem realizado, com uma série de informações curiosas sobre as terras desertas da distante Austrália. Recomendo!
Não conhecia esse filme ainda. Parece ser mesmo instrutivo.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia