Minha vida escolar! As vezes sinto saudade daquele período, outras vezes dou graças a Deus por ter passado aquilo tudo e sobrevivido (hahaha). Acho que a melhor parte da vida escolar era quando ia iniciar as aulas, era um misto de raiva, medo e frustração pelas férias terminarem e alegria e entusiasmo por comprar os materiais escolares novos, como cadernos, agendas, canetas, lápis, etc., coisas que usamos no dia a dia na escola. Eu nunca comprava, sempre minha mãe ia com a listinha de itens e comprava. Eu ficava em casa roendo as unhas esperando.
![]() |
Hora de abrir o livro das memórias |
Algumas dessas marcas utilizadas no decorrer dos anos de ensino fundamental e ensino médio marcaram minha vida. Por isso resolvi fazer essa lista bem carregado de nostalgia.
1. Smilinguido
Smilingüido é um personagem criado por Marcia d'Haese e Carlos Tadeu Grzybowski (conhecido como Carlos "Catito" nos demais livros que escreveu) que retrata a vida em comunidade em um formigueiro. Smi, como é chamado pelos amigos, é uma formiga bastante ativa que interage com seus amigos e com a natureza ressaltando os valores cristãos em todas as suas atividades.
![]() |
Smilinguido |
Minha mãe sempre gostava de comprar suas agendas, cadernetas, jogos e outros materiais de papelaria sempre com a marca Smilinguido. Foi assim que a marca entrou na minha vida.
A preferência pela marca era muito pelas mensagens e valores cristãos estampados em capas de caderno, páginas das agendas e outros. Cheguei a usar vários cadernos escolares das formiguinhas cristãs...
O que me leva então a Credeal...
02. Credeal
É isso mesmo, a Credeal - maior fabricante de cadernos do Brasil, está também nessa lista. Credeal é uma empresa brasileira, sendo a maior fabricante da América Latina e a quinta maior fabricante do mundo, exporta para mais de 25 países. A marca prega que movimento é vida. E a vida é rápida como um folhear de páginas de caderno. Com a Credeal você acompanha o ritmo do mundo e aprende porque vale a pena.
![]() |
Credeal |
Esse antigo logotipo com o fundo vermelho da marca é nostálgico, foi o período que mais utilizei cadernos deles. Tem ainda a Linha Smilinguido, cujo personagem principal é a "formiguinha" que traz sempre uma série de mensagens religiosas nas capas dos cadernos. No caso específico desta linha, os cadernos univ. capa dura vem acompanhados de um porta-retrato emborrachado, com aplicações do design característico do Smilinguido. Na época, uma novidade até então jamais vista em cadernos. A ideia da Credeal foi justamente esta, não apenas agregar valor aos cadernos e oferecer produtos que comprovadamente fazem parte do mundo dos jovens, mas principalmente, inovar.
![]() |
Tome Nota |
As cadernetas ''Tome Nota'' que eu sempre gostei de comprar e utilizar. Sempre gostei de fazer anotações, então desde sempre tenho comprado e feito rabiscos, anotado informações que acho necessárias. Se bem que nessa era do smartphone, o meu bloco de notas tá lotado. Olha só, quanta diferença!
Sigamos...
03. No Stress
A marca No Stress já está há um bom tempo no mercado, apresentando mais do que um conceito, No Stress é um estilo de vida. Às vezes, porém, é difícil viver apenas os bons momentos da existência. Restam os momentos de relax, que podemos captar com clareza e satisfação. Os produtos NO STRESS nasceram da necessidade do público em levar consigo uma lembrança dos momentos.
![]() |
Exemplo de caderno escolar da marca ''No Stress'' |
Um dos produtos que pude usar foi o de material escolar. Minha mãe me presenteou com um estojo, caderno e uma agenda na época. Sempre fui uma criança considerado estressado, minha mãe justificou isso quando me trouxe o material. rsrs
A marca tem uma preocupação muito bacana com o cuidado ao meio ambiente. O meio ambiente é, sem dúvida, a principal preocupação do ser humano. Mas é devido exatamente às mudanças que o homem vem realizando ao longo do tempo, para trazer maior conforto, e maior qualidade de vida, à sua existência, que o meio ambiente vem sofrendo. Vítima direta, e sem formas de se defender, o planeta inteiro é atingido.
Através da conscientização ambiental, podemos mudar este quadro. E uma atitude, por mais simples que possa parecer, faz a diferença. Acredite. Antes de ser um gesto de sobrevivência, cuidar do meio ambiente é um ato de amor. Ame o planeta.
04. Faber Castell
A mais moderna oficina de marcenaria de Kaspar Faber, fundada em 1761 nas cercanias de Nuremberg, cresceu e transformou-se em um grupo internacional, que emprega hoje mais de cinco mil colaboradores...
![]() |
Faber Castell |
![]() |
Faber Castell |
Foram as poucas vezes que pude usar alguns produtos da Faber-Castell, até por ser mais caro que outras empresas, mas nas vezes que usei eu pude apreciar muito e sentir a diferença das outras.
05. Trick Nick
![]() |
Trick Nick |
A marca garante atitude ousadia para os fashionistas que celebram os momentos com energia e muita criatividade. A Trick Nick conta com grande variedade de roupas para o público infantil.
Mas o que me marcou mesmo da marca não foi sua coleção de roupas, foi a revistinha que recebíamos todo mês em casa para quem era cadastrado no site da empresa. Ainda hoje eu tenho algumas revistinhas guardadas com quadrinhos dos personagens Trick & Nick que dão nome a marca.
06. Bic
Bic é uma empresa francesa com sede em Clichy. Fundada em 1945, é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear, pilhas mas também caiaques.
![]() |
Caneta Bic |
![]() |
Caneta BIC de várias cores |
07. Tilibra
![]() |
Tilibra |
Assim como a Credeal, a Tilibra traz seus cadernos com muito estilo. Usei e ainda uso muito também cadernos, agendas da marca. Tanto que meu caderno da faculdade é da Tilibra, da linha BOB BURNQUIST, o skatista mundial. Ótima marca e ótimos produtos.
08. Converse
![]() |
Tênis All-Star da Converse |
Comecei a usar All Star da 5a série do ensino fundamental até meu último ano no ensino médio. Todos usavam, apesar de que não fazia parte do uniforme oficial da escola. Acho que a diretoria fazia vista grossa para o all star, pois todos na escola usavam. E na época eu curtia bastante. Isso me faz lembrar que eu preciso comprar um novo, pois não uso um há anos.
09. Foroni
![]() |
Foroni |
Assim como outras marcas dessa lista, a Foroni tem um compromisso e preocupação com o meio ambiente. Com esta preocupação, nos últimos tempos, todos os produtos foram produzidos com a certificação FSC® (Forest Stewardship Council - Conselho de Manejo Florestal), garantindo que os produtos impressos utilizem apenas matéria prima proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente responsável, cumprindo todas as condições necessárias e as leis vigentes. Muito bacana, né?
Lembro que tive um caderno dos Power Rangers (sim, eu amava muito a série, vocês não tem noção...), também do Homem Aranha e lá por 2005 ou 2006 a Foroni lançou alguns modelos de capa dessas atrações que na época estavam em alta.
Outra linha de cadernos bastante popular são os cadernos de cores (na imagem ao lado) ainda são comercializados e eu até tenho alguns guardados, me faz lembrar os cadernos usados pelos estudantes norte-americanos, os chamados Mead Composition Book.
10. Editora Moderna
No limiar de um novo milênio, editando e distribuindo cultura, isso é a Editora Moderna. A Editora Moderna foi fundada em 22 de outubro de 1968 pelo professor Ricardo Feltre, iniciando suas atividades com a publicação de livros didáticos nas áreas de química e desenho geométrico para o ensino médio.
Em pouco tempo, autores de outras disciplinas vieram diversificar o catálogo da Editora. No ano de 1980 foram lançados os primeiros títulos paradidáticos infanto-juvenis, segmento no qual é líder nos dias de hoje.
A linha de publicações da Editora Moderna pode ser resumida assim: Didáticos (Títulos para a pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, nas áreas de exatas, humanas, biológicas, línguas e outras disciplinas constantes nos programas escolares brasileiros, estando entre as cinco maiores editoras brasileiras nesse segmento.), Ficção (Romances, novelas, contos e crônicas, distribuídos em várias coleções destinadas ao público infantil, juvenil e adulto. Esses livros, de conceituados autores brasileiros, são divulgados principalmente em escolas de todo o país. Completam esse segmento coleções em inglês.) Leituras suplementares de não-ficção (Livros que procuram subsidiar o professor, complementando os assuntos mais importantes tratados pelo livro didático. Questões ambientais, sociais, históricas, filosóficas, geopolíticas e outras importantes discussões da atualidade são apresentadas para o público escolar do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Incluem-se aí livros destinados a aulas de Língua Inglesa.) Obras estrangeiras (Títulos importados, sobre os mais variados assuntos, destacando-se livros suplementares de não-ficção adequados aos currículos escolares brasileiros, além de obras de referência, atlas, livros infantis e ficção de qualidade mundialmente reconhecida.), entre outros.
Usei boa parte dos livros didáticos da Editora Moderna durante minha infância. O colégio no qual eu frequentei por parte do meu ensino fundamental usava sempre os livros da editora, tanto livros didáticos como paradidáticos. Um no qual eu não me esqueço foi o livro ''Rosa-dos-Ventos'' usado no 3a ano do ensino fundamental lá no ano de 2004. Um ano que eu minha vida mudou radicalmente. Nessa época eu sai do ensino público e parti para um colégio particular que estava anos luz frente ao precário ensino público. Senti muita dificuldade no início, mas consegui crescer lá. Enfim, a Editora continua firme e forte no mercado e talvez até você tenha usado algum material feito por eles.
-
Bem, chego ao final dessa lista satisfeito por recordar essas marcas e os anos pelos quais elas me acompanharam. Ainda faço uso de algumas delas e talvez nem consiga largar mais, é muita memória afetiva envolvida nelas (haha). Bom, vou nessa. Espero que tenham gostado de recordar comigo. Comente se você conhece e também fez uso dessas marcas, vamos recordar nesse post throwback. Fui!
![]() |
Antigo logo da editora ''Moderna'' |
Em pouco tempo, autores de outras disciplinas vieram diversificar o catálogo da Editora. No ano de 1980 foram lançados os primeiros títulos paradidáticos infanto-juvenis, segmento no qual é líder nos dias de hoje.
A linha de publicações da Editora Moderna pode ser resumida assim: Didáticos (Títulos para a pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, nas áreas de exatas, humanas, biológicas, línguas e outras disciplinas constantes nos programas escolares brasileiros, estando entre as cinco maiores editoras brasileiras nesse segmento.), Ficção (Romances, novelas, contos e crônicas, distribuídos em várias coleções destinadas ao público infantil, juvenil e adulto. Esses livros, de conceituados autores brasileiros, são divulgados principalmente em escolas de todo o país. Completam esse segmento coleções em inglês.) Leituras suplementares de não-ficção (Livros que procuram subsidiar o professor, complementando os assuntos mais importantes tratados pelo livro didático. Questões ambientais, sociais, históricas, filosóficas, geopolíticas e outras importantes discussões da atualidade são apresentadas para o público escolar do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Incluem-se aí livros destinados a aulas de Língua Inglesa.) Obras estrangeiras (Títulos importados, sobre os mais variados assuntos, destacando-se livros suplementares de não-ficção adequados aos currículos escolares brasileiros, além de obras de referência, atlas, livros infantis e ficção de qualidade mundialmente reconhecida.), entre outros.
![]() |
Capa do livro da 3a série do ensino fundamental |
-
Bem, chego ao final dessa lista satisfeito por recordar essas marcas e os anos pelos quais elas me acompanharam. Ainda faço uso de algumas delas e talvez nem consiga largar mais, é muita memória afetiva envolvida nelas (haha). Bom, vou nessa. Espero que tenham gostado de recordar comigo. Comente se você conhece e também fez uso dessas marcas, vamos recordar nesse post throwback. Fui!
Post genial e nostálgico. Lembro de todas as marcas e a que mais usava era a Faber Castell e Tilibra.
ResponderExcluirBom fim de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia