A aventura começa assim que Tintim compra a miniatura de um barco. Sem saber o segredo do objeto, ele e seu cachorro são sequestrados. Presos em um barco, conseguem escapar junto com o capitão e, aos poucos, vão decifrando todos os mistérios. Um filme de Steven Spielberg.
As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, 2011) |
Uma clássica animação vira um filme 3D nas mãos de Steven Spielberg, junto com Peter Jackson e fez um filme divertido e sensacional, lançado em 2011 baseado na obra criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929. O filme segue a Tintim, uma mistura de jornalista investigativo com aventureiro, que acaba se deparando com a caça a um dos maiores tesouros do mundo após comprar uma réplica do grande Licorne. Se unindo ao Capitão Haddock, neto do capitão do Licorne, ele decide encontrar o tesouro e enfrentar o terrível Sakharin.
Na trama, a curiosidade do destemido repórter e a esperteza de seu cachorro levam os dois companheiros a uma sombria investigação envolvendo uma réplica do misterioso navio Licorne, que desapareceu em alto mar sem deixar vestígios e que esconde um grande segredo. Os mistérios por trás da embarcação despertam não só o interesse do jovem repórter, como também do colecionador Ivan Sakharine, o que logo coloca Tintim e Milu em uma perigosa aventura ao lado do beberrão (e impagável) Capitão Haddock e dos atrapalhados detetives Dupont e Dupond.
As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, 2011) |
Algo que me chamou a atenção logo no início foi o caráter politicamente incorreto da trama: além do Capitão Haddock beber o tempo todo, o adolescente Tintim porta uma arma e não hesita em utilizá-la. Isso pode até parecer bobo ou normal para alguns, mas tendo em vista que estamos diante de uma animação, é natural que grande parte do público (que, como eu disse no início, não conhece o personagem) seja composto de crianças acompanhadas por seus pais pode estranhar. Eu achei ótimo. E mesmo sendo uma animação, esse filme é a cara de Steven Spielberg. Uma aventura oitentista que tem um pouco de Indiana Jones, Goonies e muitos outros filmes que tem o dedo do gênio. Todo o desenvolvimento do roteiro e movimentos de câmera característico do diretor marcam presença, trazendo de volta aquele Spielberg que se divertia fazendo filmes, por que é essa sensação de diversão que o filme passa para o espectador.
Um filme divertido, bem escrito, recheado de ação e perfeito tecnicamente, que consegue agradar tanto crianças, quanto adultos. Um longa que funciona com perfeição e que não merecia ter sido ignorado no Oscar de 2012. Tintim é um filme muito bom que surgiu do desejo e da união de dois gênios do cinema. Então apreciemos o melhor de Spielberg e Jackson e esperemos ansiosamente pelo segundo filme. Recomendo!
0 comentários:
Postar um comentário